Insights

Árvores num terreno para construção: o que pode cortar, podar ou transplantar?

Um terreno tem espaço para uma moradia, uma piscina e um acesso. Mas também tem árvores precisamente onde se imaginava construir. É possível removê-las?

A resposta depende da espécie, do estatuto de proteção, da localização e da intervenção pretendida. A propriedade do terreno não dá liberdade para intervir em todas as árvores. E a capacidade construtiva prevista no planeamento não resolve, por si só, a questão do arvoredo: no caso do sobreiro e da azinheira, a lei estabelece expressamente que o regime de proteção prevalece sobre os planos territoriais. [1]

Antes de definir a implantação, é preciso perceber o que existe e que regras se aplicam.

1. Quais são as árvores que exigem especial atenção?

Não existe uma lista única que permita decidir tudo apenas pelo nome da espécie.

Árvore ou situaçãoO que verificar antes de intervir
Sobreiro (Quercus suber) e azinheira (Quercus rotundifolia)Corte e arranque sujeitos a autorização nos termos do regime específico, mesmo em exemplares isolados. Verificar se as árvores formam um povoamento ou um pequeno núcleo protegido.
Oliveira (Olea europaea)Arranque e corte raso sujeitos a autorização da CCDR, com dispensa expressa para oliveiras isoladas.
Azevinho espontâneo (Ilex aquifolium)Arranque e corte, mesmo parcial, proibidos. A exceção limita-se a obras de interesse geral, mediante licenciamento.
Árvore classificada ou em vias de classificação como de interesse públicoProteção do exemplar e de uma zona geral com 50 m de raio, independentemente da espécie.
Árvore de interesse municipal ou abrangida por regras locaisConsultar o regulamento municipal do arvoredo, a classificação e as condições do processo urbanístico.

Fontes: [1]–[7], [11] e [12]. A tabela identifica situações a analisar; não constitui uma autorização de intervenção.

Sobreiros e azinheiras: mesmo uma única árvore conta

O corte ou o arranque de sobreiros e azinheiras, em povoamento ou isolados, está sujeito ao regime de autorização do Decreto-Lei n.º 169/2001. [1] Os pedidos são apresentados ao ICNF através do módulo RUBUS de Proteção do Sobreiro e da Azinheira. Para árvores não inseridas em povoamentos, a competência dos serviços regionais do ICNF encontra-se expressamente prevista na sua lei orgânica. [2][11]

Há exceções ao pedido autónomo: por exemplo, o desbaste previsto num plano de gestão florestal aprovado segue comunicação prévia; determinadas intervenções já avaliadas favoravelmente pelo ICNF no procedimento de avaliação ambiental ficam dispensadas de outra autorização ou comunicação, nas condições do artigo 3.º. Estas exceções não permitem presumir que a licença de uma moradia abrange a remoção das árvores. [1]

A distinção entre árvores isoladas e povoamento é decisiva. A lei define povoamento por critérios de área e densidade: mais de 0,5 hectares e, nas estruturas lineares, mais de 20 metros de largura, com densidades mínimas que variam conforme a dimensão das árvores. Quando o perímetro médio à altura do peito é superior a 130 cm, o mínimo é de 10 árvores por hectare. Os pequenos núcleos também recebem proteção como povoamentos quando cumprem as densidades legais e revelam elevado valor ecológico. [1]

Num povoamento, a conversão é proibida. A lei admite exceções para empreendimentos de imprescindível utilidade pública, para empreendimentos agrícolas com relevante e sustentável interesse para a economia local e para a alteração do regime de exploração prevista no artigo 10.º, relativa à talhadia. Cada exceção tem condições próprias. A intenção de construir uma moradia particular não consta, por si só, destas exceções. [1]

Mesmo no caso de árvores isoladas, uma árvore situada no local previsto para a casa não é, só por isso, uma árvore cuja remoção será autorizada. O projeto deve testar alternativas de implantação.

Oliveiras: atenção à exceção para exemplares isolados

O Decreto-Lei n.º 120/86 sujeita o arranque e o corte raso de oliveiras a autorização prévia. A autorização é hoje pedida à CCDR territorialmente competente. [3][12] O artigo 3.º, n.º 6, dispensa a autorização para oliveiras isoladas; o artigo 1.º também prevê uma dispensa para intervenções abrangidas por avaliação ambiental, nas condições aí definidas. [3]

A lei não define o que é uma oliveira isolada. Num terreno com várias oliveiras, sobretudo num antigo olival, convém confirmar o enquadramento junto da CCDR antes de contar com a dispensa. Quando a autorização é necessária, a lei admite-a em situações tipificadas — entre elas, a localização em zonas de expansão urbana previstas no PDM, com documentação da câmara municipal. O pedido deve ser apresentado com, pelo menos, 60 dias de antecedência. [3]

A dispensa não elimina outras proteções: uma oliveira pode estar classificada ou abrangida por regras municipais.

Azevinho espontâneo: proteção que também abrange o corte parcial

O Decreto-Lei n.º 423/89 proíbe o arranque, o corte total ou parcial, o transporte e a venda do azevinho espontâneo. A exceção exige que a destruição seja indispensável a obras públicas ou privadas de interesse geral, mediante licenciamento. O interesse privado em construir uma casa ou organizar um jardim não demonstra, por si só, esse requisito. Cortar «apenas alguns ramos» também é corte parcial. [4]

A proteção incide sobre o azevinho espontâneo, pelo que convém distinguir um exemplar nascido naturalmente de um exemplar plantado. Os serviços regionais do ICNF licenciam o corte de azevinho espontâneo e emitem declarações sobre azevinho cultivado. [11]

2. Uma árvore pode condicionar a obra mesmo estando fora do terreno?

Sim. Uma árvore classificada ou em vias de classificação como de interesse público beneficia automaticamente de uma zona geral de proteção com 50 metros de raio, medida a partir da base. Essa zona pode ser ajustada, a título excecional e de forma fundamentada. [5]

Na zona de proteção são proibidas as intervenções que possam danificar a árvore, como escavações, remoção de terras, depósito de materiais ou corte de raízes. As operações sobre o próprio exemplar, incluindo podas e abates, carecem de autorização do ICNF. [5]

Uma escavação para fundações ou redes a 30 metros de uma árvore classificada no terreno vizinho pode, assim, ficar condicionada. A consulta não deve limitar-se às árvores dentro dos limites da propriedade. Os 50 metros não são uma distância universal para qualquer árvore: dizem respeito a este regime de classificação.

3. Se não for uma espécie especialmente protegida, posso abatê-la?

Não se deve concluir isso sem verificar o local.

A análise deve incluir os regulamentos municipais, os instrumentos de gestão territorial, as áreas classificadas — como áreas protegidas e sítios da Rede Natura 2000 — e as condições do projeto ou loteamento.

A Lei n.º 59/2021 prevê regulamentos municipais de gestão do arvoredo urbano e abrange o arvoredo do domínio público e privado dos municípios e o património arbóreo do Estado. Para um terreno de um particular, é necessário verificar o regulamento local, a eventual classificação ou proteção das árvores e as condições da operação urbanística. O «domínio privado do município» é propriedade municipal, não um jardim particular. [7]

Em Lisboa, o artigo 15.º do Regulamento Municipal do Arvoredo exige autorização expressa do Presidente da Câmara, ou de quem tenha competência delegada, para abater, transplantar ou podar árvores classificadas de interesse municipal, em terrenos públicos ou privados. Nos processos de loteamento ou construção que envolvam essas árvores, exige o levantamento da vegetação e um projeto de arquitetura paisagista com o destino de cada árvore protegida. Este exemplo não deve ser generalizado a todos os concelhos. [6]

A madeira de espécies florestais destinada a comercialização ou a autoconsumo para transformação industrial pode ainda estar abrangida pelo manifesto de corte de árvores (MCA), apresentado no SiCorte do ICNF. O artigo 2.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 31/2020 prevê dispensas de MCA para operações com até 10 árvores e para autoconsumo sem transformação industrial. [8]

Nas áreas classificadas e nas áreas submetidas ao regime florestal, o artigo 4.º-A, aditado com a Lei n.º 18/2026, sujeita o corte, o corte extraordinário, o desbaste e o arranque a autorização prévia do ICNF. Nestas áreas, a aplicação das dispensas do artigo 2.º, n.º 3, deve ser confirmada junto do ICNF antes do corte. Em qualquer caso, a dispensa de manifesto não afasta as autorizações exigidas por outros regimes, como o do sobreiro e da azinheira. [8][1]

4. Podar ou transplantar pode resolver o conflito com o projeto?

Depende. São operações distintas, que não devem ser usadas para contornar a proteção.

Poda: nos sobreiros e azinheiras, carece de autorização, só é admitida para melhorar as características produtivas da árvore e apenas entre 1 de novembro e 31 de março. Nos sobreiros explorados em pau batido, há ainda proibição nas duas épocas que antecedem o ano de descortiçamento e nas duas seguintes. [1][2] A obstrução do espaço previsto para a obra não constitui, por si só, fundamento para reduzir a copa.

Transplante: quando admissível para a espécie e para o local, precisa de avaliação técnica. O guia do ICNF recomenda preparação prévia e acompanhamento, pelo menos, nos três anos seguintes. No caso de sobreiros e azinheiras, o mesmo guia indica que o transplante não é permitido, por mutilar as raízes e conduzir ao perecimento da árvore, em ligação com a proibição do artigo 17.º, n.º 4. Não deve ser apresentado como alternativa ao abate. [9][1]

5. Preservar a árvore implica proteger mais do que o tronco

Escavações, passagem de máquinas e alteração das cotas podem prejudicar as raízes e comprometer a estabilidade ou a sobrevivência da árvore.

O projeto e a organização da obra devem prever uma zona de proteção radicular adequada ao exemplar, com controlo de escavações, circulação e armazenamento. Segundo o guia do ICNF, a dimensão e a forma dessa zona dependem da espécie, do tamanho, da idade, do estado da árvore e das condições do local. A projeção da copa, por si só, não resolve todos os casos. [9]

O guia refere que as raízes podem estender-se horizontalmente a uma distância de uma a três vezes a altura da árvore. Recomenda delimitar a zona de proteção radicular com barreiras ou vedações sinalizadas, com pelo menos 1,20 m de altura, de preferência 2,00 m. [9]

Nos sobreiros e azinheiras, isto deixa de ser apenas uma boa prática: a lei proíbe qualquer operação que mutile ou danifique os exemplares ou que conduza ao seu perecimento. [1] Uma escavação que destrua as raízes de um sobreiro que o projeto previa preservar contraria esta proibição.

As medidas precisam de aparecer nas peças de projeto e nas instruções da obra, para que a preservação prevista no desenho seja executável no terreno.

6. «Limpar primeiro e tratar das autorizações depois» pode comprometer o investimento

Antes de contratar a limpeza do terreno ou trabalhos de gestão de combustível, deve ficar definido o que será cortado e que procedimentos são exigidos. A obrigação de prevenir incêndios não constitui, por si só, autorização para abater árvores protegidas. [1][4]

O artigo 61.º do Decreto-Lei n.º 82/2021 prevê uma faixa de gestão de combustível de 50 metros para obras de construção ou ampliação em solo rústico fora de aglomerados rurais, quando situadas em território florestal ou a menos de 50 metros deste. Para obras de construção, exige ainda um afastamento mínimo de 50 metros à estrema do prédio ou à estrema de um prédio confinante do mesmo proprietário. A aplicação depende das restantes condições e exceções do artigo e da articulação com o artigo 60.º. Estes 50 metros referem-se à proteção contra incêndios; não se confundem com a zona de proteção de uma árvore de interesse público. [10][5]

No caso de corte ou arranque ilegal de povoamento de sobreiro ou azinheira, a lei proíbe, durante 25 anos, as operações de edificação, construção, urbanização, loteamento e remodelação do terreno. O mesmo prazo impede alterações do uso do solo em povoamentos convertidos na sequência de incêndio ou de ações prejudiciais. [1] Estas consequências referem-se a povoamentos; não devem ser atribuídas indistintamente a qualquer corte de uma árvore isolada.

A avaliação de um terreno também deve, por isso, considerar o histórico conhecido de intervenções e incêndios.

7. O que fazer antes de comprar ou começar o projeto?

A nossa recomendação é seguir esta sequência:

  1. Identificar o terreno e a intenção: moradia, ampliação, piscina, acesso ou outro uso.
  2. Levantar o arvoredo: localização, espécies, dimensão (incluindo o perímetro do tronco) e estado aparente.
  3. Confirmar o enquadramento: espécies protegidas, povoamentos, classificações e regras locais.
  4. Cruzar árvores e projeto: edifícios, escavações, redes, acessos e estaleiro.
  5. Testar alternativas de preservação: antes de depender de uma remoção.
  6. Confirmar procedimentos, prazos e custos: autorizações, manifestos e eventuais medidas compensatórias.
  7. Definir a proteção durante a obra: responsabilidades, zonas delimitadas e acompanhamento.

A compensação não deve ser entendida como um direito a remover árvores mediante a plantação de outras. Primeiro é necessário demonstrar que a intervenção é admissível; depois aplicam-se as condições fixadas no respetivo processo. Nos povoamentos de sobreiro ou azinheira, por exemplo, a autorização é condicionada a medidas compensatórias numa área nunca inferior a 1,25 vezes a área afetada. [1]

Antes da implantação, conheça o arvoredo

As árvores existentes devem entrar na análise inicial do terreno, juntamente com os restantes condicionamentos. Um projeto bem preparado procura compatibilizar o objetivo do cliente com aquilo que pode efetivamente ser executado.

Vai comprar um terreno ou desenvolver um projeto?

No Estudo de Viabilidade Urbanística, cruzamos o PDM, as condicionantes — incluindo o arvoredo protegido — e os antecedentes urbanísticos com o que pretende construir. Envie a localização, o que pretende construir e fotografias do arvoredo para uma primeira análise.

Pedir o Estudo de Viabilidade Urbanística →

Ainda está a decidir a compra? Comece pelo Property Check — Compra Segura.

Âmbito: Portugal continental. Açores e Madeira exigem verificação dos regimes regionais. O procedimento depende da situação concreta e das regras em vigor no município.

Fontes

[1] Decreto-Lei n.º 169/2001, de 25 de maio, na redação atual, proteção do sobreiro e da azinheira: arts. 1.º, 1.º-A, 2.º–5.º, 7.º–10.º, 15.º e 17.º.

[2] ICNF: RUBUS, Proteção do Sobreiro e da Azinheira, catálogo de pedidos de corte, arranque e poda. O acesso ao pedido exige autenticação.

[3] Decreto-Lei n.º 120/86, de 28 de maio, na redação atual, arranque e corte raso de oliveiras: arts. 1.º–3.º.

[4] Decreto-Lei n.º 423/89, de 4 de dezembro, proteção do azevinho espontâneo: art. 1.º.

[5] Lei n.º 53/2012, de 5 de setembro, arvoredo de interesse público: arts. 3.º–4.º.

[6] Regulamento Municipal do Arvoredo de Lisboa, Aviso n.º 14465/2017, de 30 de novembro, art. 15.º, n.os 1, 3 e 4. Cópia oficial da publicação em Diário da República, disponibilizada pelo Município.

[7] Lei n.º 59/2021, de 18 de agosto, gestão do arvoredo urbano: arts. 2.º, 7.º, 8.º e 25.º.

[8] Decreto-Lei n.º 31/2020, de 30 de junho, arts. 1.º, 2.º, 4.º e 4.º-A, conjugado com a Lei n.º 18/2026, de 5 de maio, arts. 5.º, 6.º, 10.º e 11.º.

[9] ICNF, Guia de Boas Práticas para a Gestão do Arvoredo Urbano, secções 8 e 11: transplante e proteção durante a obra, pp. 60–61 e 66–69.

[10] Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, na redação atual, Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais: arts. 60.º–61.º.

[11] Decreto-Lei n.º 43/2019, de 29 de março, na redação atual, orgânica do ICNF: art. 6.º, n.º 7, alíneas v) e w).

[12] CCDR: formulário oficial para arranque de oliveiras, CCDR Centro e Deliberação n.º 1446/2025, CCDR LVT, competências de autorização de arranque e corte raso de oliveiras.